5 dicas de como escolher a fechadura digital ideal para você

5 dicas de como escolher a fechadura digital ideal para você

Escolher o tipo de tranca ideal para uma porta, ou portão, nunca foi necessariamente uma tarefa simples. A maior parte dos consumidores tende a achar que todas as fechaduras são iguais, mas isto não é verdade. Ainda mais agora que novas tecnologias chegam para aumentar a segurança destes sistemas. Pensando nisso, apresentamos, a seguir, 5 dicas de como escolher a fechadura digital ideal para você.

Existem alguns modelos disponíveis e que serão melhores aproveitados se o consumidor entender os contextos e aplicações do equipamento. Deste modo, você poderá escolher com segurança entre senha, biometria e cartões ou chaveiros RFID. Você terá conhecimento, ainda, se vale a pena investir na solução para espaços residenciais, ambientes corporativos ou, até mesmo, comerciais. Vamos conferir, a seguir, todos os itens que ajudam na escolha de uma fechadura eletrônica.

As 5 condições técnicas

Para todos os tipos de fechadura, há 5 informações técnicas que farão toda diferença para uma escolha segura e adequada. São elas:

1.Tráfego

A melhor solução para o seu caso vai passar pela quantidade de pessoas que vão transitar pelo ambiente. Em outras palavras, é quantas vezes a sua porta será aberta e fechada. Para isso, é estabelecida a classificação que vai de leve à alta circulação. As redes hoteleiras não dão preferência aos cartões RFID por acaso. Acontece, simplesmente, que senhas e biometria não seriam práticas nestas circunstâncias. Em geral, os modelos que utilizam cartões são de sobrepor. Eles podem ser instalados em portas com espessura entre 35 e 55 mm.

2. Segurança

Este é o ponto onde há maior diferença para os modelos de fechadura tradicionais. Eles são, normalmente, classificados em função da dificuldade que podem causar para eventuais arrombadores. Aqui acontece o mesmo, ainda que todos os equipamentos possuam algum sistema de alarme. Você pode optar por cartões RFID ou senha para se proteger. Neste último caso, a função “senha protegida” impede que se identifique os números através das marcas de digital.

Há, ainda, alarmes anti-roubo, para tentativas erradas de acesso ou mesmo para os casos de forçamento do mecanismo. Na medida da complexidade do produto, estes sistemas passam a ser simultâneos. A exceção em termos de segurança é a biometria, considerada em si uma solução altamente confiável. Recomenda-se este modelo apenas para os acessos que devem ser mais restritos.

3. Corrosão

Esta adequação é de extrema importância, pois não é recomendável utilizar fechaduras digitais em locais onde há exposição à chuva. Recomenda-se também que, em localidades próximas ao mar, se dê preferência aos ambientes internos para emprego do equipamento.

4. Material das portas e portões

É importante saber se a sua porta, ou portão, é adequada para o equipamento. Portas de madeira, em geral, têm a instalação garantida. A condição é possuírem a espessura correta e uma distância menor do que 5 mm para o batente. Materiais de natureza metálica podem até servir, mas precisam apresentar suficiente profundidade para o mecanismo de trava. As fechaduras de sobrepor precisam de espessura entre 35 e 55 mm. Já as que trazem maçaneta pedem de 40 a 60 mm. O vidro, por outro lado, não é recomendado para a fixação.

5. Nível de comodidade

Esta é mais uma questão para se ter em mente ao escolher uma fechadura digital. Algumas pessoas podem ter preferência pela biometria, pois neste caso não precisam andar com cartões, tampouco dependem de senhas. É, no entanto, uma escolha para locais onde é necessário um alto nível de segurança. Além, é claro, de baixa frequência de acesso. Por isso, se houver grande fluxo de pessoas a solução perde a sua comodidade. Tenha sempre este tipo de detalhe em mente. Cartões RFID são mais práticos onde há muitas pessoas circulando, sendo possível cadastrar até 70 usuários a partir de uma única senha.

Conheça os modelos de fechaduras digitais da Samsung

Gostou das dicas de como escolher a fechadura digital ideal? Então, vale conferir os nossos produtos para o setor. O papel da Samsung na indústria eletrônica e de tecnologia você já conhece bem. Afinal, desde os anos 60, ela faz parte deste mercado que passou a mover o mundo. O que talvez ainda seja novidade são as fechaduras digitais da Samsung. Com design moderno e opções para senha, biometria e cartão, estes equipamentos possuem toda a tradição tecnológica da marca.